domingo, 21 de abril de 2013

O QUE É O SATEPSI?

Caros Colegas,

Através da cadeira de testes, conheci esse site do SATEPSI (Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos). O Satepsi  foi criado pelo CFP para avaliar os testes psicológicos comercializados no Brasil, a fim de garantir a qualidade desses instrumentos.

É de muita importância para o psicólogo ou estudante de psicologia ter acesso ao SATEPSI frequentemente, principalmente quando se trabalha com a ferramenta de testagem psicológica. No site podemos checar os testes favoráveis e desfavoráveis.

Lembrando que será considerada falta ética o emprego de instrumento com parecer desfavorável pelo CFP.


Segue link: http://www.pol.org.br/satepsi/sistema/admin.cfm

domingo, 14 de abril de 2013

DICA DE FILME!!!



Sinopse: Um jovem rebelde, que já teve algumas passagens pela polícia, trabalha como servente em uma universidade de Boston e revela-se um gênio em matemática, quando o professor Lambeau desafia os alunos a resolverem um teorema. Por determinação legal, ele precisa fazer terapia e ter aulas de matemática com Lambeau, mas nada funciona, pois ele debocha de todos os analistas, até que se identifica com um deles, Sean.


DIVISÕES DO SISTEMA NERVOSO - VIDEO

Caros Colegas, 

Segue abaixo este video que achei bem didático para compreensão das divisões do SNC e SNP.
Eu gosto bastante de além da leitura, complementar os estudos com esse tipo de video pois, ajuda a fixar ainda mais o conteúdo.
No You Tube vocês poderam encontrar ainda mais conteúdos como este. Espero que seja útil para vocês tanto o quanto esta sendo para mim.

Abçs.



sábado, 6 de abril de 2013

DICA DE FILME!!!




BASEADO EM FATOS REAIS

Sinopse e Detalhes:
Bronx, 1969. Malcolm Sayer (Robin Williams) é um neurologista que conseguiu emprego em um hospital psiquiátrico. Lá ele encontra vários pacientes que aparentemente estão catatônicos, mas Sayer sente que eles estão só "adormecidos" e que se forem medicados da maneira certa poderão ser despertados. Assim pesquisa bem o assunto e chega à conclusão de que a L-DOPA, uma nova droga que já estava sendo usada para pacientes com o Mal de Parkinson, deve ser o medicamento ideal para este casos. No entanto, ao levar o assunto para o diretor, ele autoriza que apenas um paciente seja submetido ao tratamento. Imediatamente Sayer escolhe Leonard Lowe (Robert De Niro), que há décadas estava "adormecido". Gradualmente Lowe se recupera e isto encoraja Sayer em administrar L-DOPA nos outros pacientes, sob sua supervisão. Logo os pacientes mostram sinais de melhora e também mostram-se ansiosos em recuperar o tempo perdido. Mas, infelizmente, Lowe começa a apresentar estranhos e perigosos efeitos colaterais.

Assisti e vale muito a pena. Recomendo.