Cada uma das teorias do desenvolvimento abaixo, apoiam-se em
diferentes concepções de homem e do modo como ele aprende. Essas teorias
dependem, também, da visão de mundo existente em determinada situação.
Teoria Inatista
A teoria
Inatista do Desenvolvimento é inspirada nas premissas do idealismo filosófico.
O idealismo filosófico parte do princípio que a consciência é que determina a
vida. A consciência é considerada a base e não o produto da atividade humana,
nada existe fora do homem. O mundo real é um mero fenômeno da consciência.
É uma teoria
baseada na crença de que as características e capacidades básicas de cada ser
humano (personalidade, valores, comportamento, formas de pensar etc) são
inatas. Ou seja, já estariam praticamente prontas no momento do nascimento ou
potencialmente definidas e na dependência do amadurecimento para se manifestar.
O ser humano já nasce pronto. O destino individual de cada ser humano já
estaria determinado antes do nascimento.
Teoria Ambientalista
Esta teoria
busca sua inspiração na filosofia empirista onde a experiência é a fonte de
conhecimento. A teoria ambientalista, também chamada behaviorista ou
comportamentalista, atribui exclusivamente ao ambiente a constituição das
características humanas, privilegiando a experiência como fonte de conhecimento
e de formação de hábitos de comportamento; preocupa-se em explicar os
comportamentos observáveis do educando, desprezando a análise de outros
aspectos da conduta humana tais como: o raciocínio, o desejo, a imaginação, os
sentimentos e a fantasia, entre outros. Defende a necessidade de medir,
comparar, testar, experimentar e controlar o comportamento.
Teoria Interacionista
As teorias
interacionistas do desenvolvimento apoiam-se na idéia de interação entre o
organismo e o meio. A aquisição do conhecimento é entendida como um processo de
construção contínua do ser humano em sua relação com o meio. Organismo e meio
exercem ação recíproca. Novas construções dependem das relações que estabelecem
com o ambiente numa dada situação.
Nessa
teoria, a criança é concebida como um ser dinâmico, que a todo momento interage
com a realidade, operando ativamente com objetos e pessoas. Essa interação com
o ambiente faz com que construa estruturas mentais e adquira maneiras de
fazê-las funcionar. O eixo central, portanto, é a interação organismo-meio e
essa interação acontece através de dois processos simultâneos: a organização
interna e a adaptação ao meio, funções exercidas pelo organismo ao longo da
vida.
4. REFERENCIAS
http://penta2.ufrgs.br/edu/intera/cap1-afet-interat-aprend.htm
> Acessado em 25 de setembro de 2012.
http://professor.ucg.br/siteDocente/admin/arquivosUpload/1258/material/AULA%20INATISTA.pdf
> Acessado em 25 de setembro de 2012.
http://pt.scribd.com/doc/35901037/Teoria-Interacionista-cognitivismo-de-Piaget>
Acessado em 03 de outubro de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.