quarta-feira, 28 de novembro de 2012

WITTGENSTEIN O “PRIMEIRO E O SEGUNDO”.


  • Ludwig Joseph Johann Wittgenstein (Viena, 26 de Abril de 1889 — Cambridge, 29 de Abril de 1951),  filósofo austríaco, naturalizado britânico, foi um dos principais atores da virada linguística na filosofia do século XX. Suas principais contribuições foram feitas nos campos da lógica, filosofia da linguagem, filosofia da matemática e filosofia da mente.Muitos o consideram o filósofo mais importante do século passado.[1] O único livro de filosofia que publicou em vida, o Tractatus Logico-Philosophicus, de 1922, exerceu profunda influência no desenvolvimento do positivismo lógico. Mais tarde, as idéias por ele formuladas a partir de 1930 e difundidas em Cambridge e Oxford impulsionaram ainda outro movimento filosófico, a chamada "filosofia da linguagem comum".



O “PRIMEIRO” WITTGENSTEIN.

            Um dos pontos de partida da Tractatus é a idéia, de que a forma gramatical e a forma lógica da linguagem não coincidem. Em seu tratado Wittgenstein diz que a linguagem disfarça o pensamento. A tal ponto que da forma exterior da roupagem não é possível inferir a forma do pensamento subjacente, já que a forma exterior da roupagem não foi feita para revelar a forma do corpo, mas com uma finalidade diferente. Ainda diz que: A maioria das preposições e questões encontradas em obras filosóficas não são falsas, mas sem sentido.
            A maioria das proposições e questões dos filósofos surge de nosso fracasso em compreender a lógica da nossa linguagem. A tarefa da filosofia consiste, portanto em realizar uma analise da linguagem que revele sua verdadeira forma e a relação desta com os fatos. “Toda filosofia é uma crítica a linguagem”...
Sem a filosofia, os pensamentos são por assim dizer nebulosos e indistintos; sua tarefa é torná-los claros e bem delimitados.

O “SEGUNDO” WITTGENSTEIN

Apresentação dos aspectos mais representativos da visão de Filosofia e de linguagem das Investigações.
Se adotarmos a noção de jogo de linguagem, o significado não é mais estabelecido pela forma da preposição, nem pelo sentido de seus componentes, nem por sua relação com fatos, mas pelo uso que fazemos das expressões linguísticas nos diferentes contextos ou situações em que a empregamos. O mesmo tipo de expressão linguística poderá ter, portanto significados diferentes em diferentes contextos; daí a celebre fórmula “O significado de uma palavra é seu uso na linguagem”.
            Os jogos de linguagem se caracterizam por sua pluralidade, por sua diversidade. A linguagem é algo vivo, dinâmico, que só pode ser compreendido a partir das formas de vida, das atividades de que é parte integrante.
           

DIFERENÇAS DO PRIMEIRO PARA O SEGUNDO WITTGENSTEIN
           
           Na primeira fase através da publicação da “Tractatus lógico-philosophicus”, Wittgenstein apresenta uma abordagem mais lógica que tanto o pensamento quanto a linguagem precisam ter para representar melhor as coisas. A segunda fase representada pela sua publicação “Investigações Filosóficas” o filosofo está mais voltado à interpretação e compreensão da linguagem, buscando o seu significado, o que traz uma idéia de maior flexibilidade, entendendo que a linguagem também é dinâmica, suavizando a rigidez apresentada em sua primeira publicação.



REFERENCIAS: 
MARCONDES, Danilo, Iniciação a história da filosofia, 12a. Edição/2008
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ludwig_Wittgenstein > Acesso em: 14/11/2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.