AVALIANDO O SEU COMPORTAMENTO
Para avaliar o seu padrão de comunicação, imagine as seguintes situações abaixo e escolha a opção que corresponderia, na maioria das vezes. Sua forma de reação:
1- Você emprestou dinheiro para um amigo do
trabalho que acertou de lhe pagar quando recebesse o próximo salário, mas uma
semana após a data do seu pagamento o amigo ainda não fez nenhuma menção da dívida.
Sua atitude?
a) Esperar até que
o amigo se manifeste;
b) Cobrar o pagamento ouvindo a justificativa para o não
pagamento, mas afirmando que precisa do dinheiro;
c) Chama-o de irresponsável e exigir que ele pague juros pelo
atraso.
2- Você atende ao telefone e uma pessoa pede para que você contribua com uma campanha filantrópica com uma quantia fixa mensal. Você então:
2- Você atende ao telefone e uma pessoa pede para que você contribua com uma campanha filantrópica com uma quantia fixa mensal. Você então:
a) Diz timidamente
que não quer colaborar, mas cede a insistência da pessoa para se livrar da
situação ou por temer a sua reprovação pelos outros por ter negado um pedido de
ajuda;
b) Elogia a campanha, mas pede desculpas por não poder
contribuir e pede licença para desligar o telefone;
c) Agride verbalmente a pessoa por tê-lo incomodado em sua
casa, avisa para não ligar mais e desliga o telefone enquanto a outra pessoa
ainda está falando.
3- Você admira profundamente uma pessoa que não lhe conhece e, por coincidência, senta-se ao lado dela durante uma viagem. Você então:
a) Tem muita
vontade de expressar sua admiração mas passa toda a viagem calado, por vergonha
do que a pessoa possa pensar de você ou por achar que ela não gostaria de
conversar com você;
b) Apresenta-se e afirma que admira a pessoa, tomando o
cuidado de respeitar o direito do outro de não querer conversar naquele momento;
c) Apresenta-se e afirma que admira a pessoa, insistindo em
conversar com ela, mesmo que esta esteja se preparando para dormir, pois não
quer perder essa oportunidade única.
4- Você comprou um
produto no supermercado e, após ter pago e já saindo percebe que o caixa lhe
deu dinheiro a menos no troco. Você então:
a) Imagina que irá atrapalhar
se interromper o serviço do caixa e vai embora um pouco chateado com o dinheiro
perdido;
b) Retorna ao caixa e afirma que está faltando uma quantia
para o troco correto, pedindo para que ele complemente o dinheiro. Caso o caixa
negue-se a pagar, chama o gerente para explicar a situação e afirma que tem o
direito de receber a parte que falta;
c) Acusa em voz alta o caixa de querer enganá-lo e exige o
dinheiro, ameaçando denunciá-lo ao gerente.
5- Você deixou seu
carro na oficina e está sem transporte para ir ao trabalho por alguns dias, mas
você sabe que um colega passa todos os dias, próximo a sua casa. Você então:
a) Não fala nada porque prefere não incomodar ninguém com
favores e fica indo de ônibus;
b) Pergunta ao colega se pode ficar dando-lhe carona;
c) Pede carona ao colega na frente dos outros dizendo que
isto não custaria nada para ele. Em seguida, pergunta se ele não poderia sair
um pouco mais cedo de casa.
Resultado:
Se você marcou a
letra “b” na maioria das situações acima, provavelmente você tem um padrão de
comportamento assertivo.
Porém, se a opção “a”
foi a mais predominante, seu comportamento é característico de um padrão
não-assertivo.
E finalmente, caso
tenha marcado em maior número a opção “c” é bem provável que a sua maneira de
se comunicar com as pessoas parece ser do tipo agressivo.
O COMPORTAMENTO ASSERTIVO
É chamado de comportamento assertivo o comportamento de expressar aos outros o que se pensa e sente, agindo em favor de si mesmo, de acordo com os próprios direitos e respeitando os direitos dos outros. É importante observar que a definição não especifica o tipo de pensamento ou sentimento. Há pessoas que têm uma dificuldade de expressão generalizada. Para outros, a dificuldade restrita (ou bem maior) para expressar sentimentos e pensamentos negativos, e outros podem ter maiores problemas com a expressão de sentimentos e pensamentos positivos.
Agir de forma assertiva permite sentir-se bem consigo mesmo, porque aumenta as chances de você estabelecer relações honestas com os outros; adquirir uma postura mais ativa, desenvolvendo sua capacidade de decidir e agir e facilitando a obtenção daquilo que você realmente quer na sua vida; aumentar sua autoconfiança, pelo fato de ter um maior controle sobre as situações do dia-a-dia; ganhar o respeito das pessoas a sua volta.
Por estar atenta às suas necessidades e aos seus direitos, e também por reconhecer que o outro tem direitos que precisam ser respeitados, a pessoa assertiva consegue lidar melhor com as situações de conflito. A mensagem subjacente de que você e eu podemos ter nossas diferenças, mas temos o direito de expressa-las mutuamente de forma respeitosa, na tentativa de buscarmos a melhor alternativa para satisfazer às minhas e às suas necessidades e interesses.
A assertividade não deve ser vista como uma característica de
personalidade com a qual alguns nascem e outros não. O comportamento assertivo
pode ser aprendido. Outra idéia que precisa ficar clara ?a de que ninguém
?assertivo sistematicamente em todas as ocasiões. Por exemplo, você pode achar
fácil ser assertivo com estranhos, mas pode ter dificuldade em ser assertivo
com seus pais. Aprimorando o seu comportamento, você deve ter a capacidade de
ser assertivo inclusive com eles, mas poder escolher quando e onde exercer sua
assertividade.
Em contraposição ao
comportamento assertivo, podemos citar outros dois padrões de comunicação: o
comportamento não-assertivo, também chamado de passivo ou submisso, e o
comportamento agressivo.
O COMPORTAMENTO NÃO-ASSERTIVO
Como pode ser verificada pelas respostas de opção “a” para as situações apresentadas no início, a expressão dos pensamentos e sentimentos do sujeito não-assertivo é prejudicada, porque ele está mais preocupado em evitar um conflito do que satisfazer às suas próprias necessidades. O não-assertivo acredita que, se manifestar seus verdadeiros desejos e opiniões abertamente, certamente provocar grandes conflitos e sentimentos negativos como a raiva ou a decepção dos outros para com ele. Situação que considera irreparável.
Quando se depara com um conflito entre o que quer fazer e o
que a outra pessoa espera dele, o não-assertivo tende a sentir-se errado, culpado
e ansioso, acabando por ceder a favor daquele. Apesar de sentir-se explorado, o
não-assertivo não consegue dizer “não” aos outros. Ele normalmente acredita que
seus sentimentos e pensamentos não são tão importantes quanto os dos outros.
As dificuldades no relacionamento interpessoal geralmente o
levam a estar descontente e frustrado com o seu desempenho, reduzindo sua
auto-estima. O não-assertivo utiliza-se da esquiva de situações e da esquiva
social como um dos poucos recursos de que dispõe para evitar maior sofrimento.
Sua postura passiva. Ele tende a falar baixo e a não olhar diretamente ao
outro. Seu corpo parece revelar um estado permanente de tensão e de submissão.
Ao falar, retém suas opiniões, sentimentos e necessidades parcial ou
completamente.
Geralmente a pessoa que tem dificuldade em ser assertiva
aprendeu, desde pequena, a buscar a aprovação e orientação dos mais velhos e a
duvidar de sua própria percepção e julgamento. Dessa forma, como adulto ela
tende a ser facilmente influenciada e conduzida pelos outros.
O COMPORTAMENTO AGRESSIVO
Partindo da definição usada para definir o comportamento assertivo, verificaremos que, ao se comunicar de forma agressiva, a pessoa consegue expressar-se e agir a seu favor, mas para fazer isto, transgride os direitos do outro.
Observe agora as respostas de opção “c” nos exemplos citados
no começo. A comunicação agressiva d?se através de uma postura de autoridade,
ou seja, a pessoa parece falar com seus subordinados. Sua fala esta repleta de
sarcasmos, afirmações retóricas, ameaças e acusações. Sua expressão corporal
muitas vezes envolve atitudes como apontar para o outro com o dedo em riste,
bater na mesa e falar alto. A mensagem subjacente comunicação agressiva ”Eu sou
superior e estou sempre certo, enquanto você é inferior e está errado?
Comunicar-se de
modo agressivo muitas vezes traz benefícios, porque as pessoas freqüentemente
cedem para o agressor apenas para se verem livres dele. Ao ser agressivo, a
princípio você pode sentir-se no seu direito ou até superior aos outros, mas o
custo muito alto. Surgem como consequência de seu comportamento agressivo,
sentimentos negativos como raiva, vingança, desprezo e falta de respeito em
relação a você. Em longo prazo, isso pode trazer frustração e isolamento
social. A agressão também tende a criar inimigos com quem você poder ter que
negociar no futuro.
Pessoas que adotaram um padrão de comunicação agressiva parecem
ter uma percepção supervalorizada de si mesmo. Mas pode ocorrer que, por trás
dessa postura haja uma história de fragilidade e insegurança. O comportamento
agressivo pode ser uma resposta aprendida a partir do modelo de comunicação
disponível em casa, como uma atitude de defesa às agressões que a própria
pessoa possa ter sofrido pelos pais quando criança. Outras pessoas agressivas
podem ter sido levadas pelos pais a acreditar que eram superiores aos outros,
desde cedo. Preconceitos aprendidos na infância podem conduzir a uma agressão
sutil ou aberta mais tarde na vida.
Atenção: Este não é um teste de avaliação psicológico!
Fonte: http://www.cemp.com.br/novo/corpo.asp?id=13&cod=26&tipo=4
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.