De acordo com Piaget, o
desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e
quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas
precedentes. Ou seja, o individuo constrói e reconstrói continuamente as
estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. Depois de observar
muitas crianças, Piaget concluiu que o progresso delas passa por quatro
estágios e que todas passam por eles na mesma ordem.
·
Estágio sensório-motor (até 2 anos) - Segundo Piaget, nessa fase
do desenvolvimento, o campo da inteligência da criança aplica-se a situações e
ações concretas. Trata-se do período em que há o desenvolvimento inicial das
coordenações e relações de ordem entre ações. É também o período da
diferenciação entre os objetos e o próprio corpo.
·
Estágio pré-operatório (dos 2 aos 6/7 anos) - É a fase em que as crianças reproduzem
imagens mentais. Elas usam um pensamento intuitivo que se expressa numa
linguagem comunicativa - mas egocêntrica -, porque o pensamento delas está
centrado nelas mesmas.
·
Estágio operatório concreto (dos 6/7 aos 11/12 anos) - Nessa fase as
crianças são capazes de aceitar o ponto de vista do outro, levando em conta
mais de uma perspectiva. Podem representar transformações, assim como situações
estáticas. Têm capacidade de classificação, agrupamento, reversibilidade e
conseguem realizar atividades concretas, que não exigem abstração.
·
Estágio das operações formais (dos 11/12 até a vida adulta) - É a fase de
transição para o modo adulto de pensar. É durante essa fase que se forma a
capacidade de raciocinar sobre hipóteses e idéias abstratas. Nesse momento, a
linguagem tem um papel fundamental, porque serve de suporte conceitual.
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