quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

OS SONHOS - FREUD


Os Sonhos como Manifestação de Desejos Inconscientes




A teoria dos sonhos proposta por Sigmund Freud em 1900 atrai cada vez mais interesse sobre o “conhecer” desse mundo tão misterioso, rico e cheio de emoções, que dá margem a muitas especulações, criticas e novas teorias. O que antes, era interpretado como meros símbolos ou premonições, agora são vistos como características de nosso inconsciente.

Para alguns, os sonhos são uma ferramenta muito utilizada para se prever acontecimentos ou até mesmo acreditam ser vozes de entidades divinas, devido a isso, acaba-se despertando grande interesse nos indivíduos que cada vez mais estão ligados a assuntos místicos, por trazerem uma carga de mistério, e por estarem mais voltadas ao narcisismo, ao seu ego, procurando dessa forma um autoconhecimento ou buscando uma falsa segurança, através de hipóteses e métodos falhos, embora na realidade o significado dos sonhos não seja bem essa.

Os sonhos possuem grande importância nas terapias psicanalíticas por proporcionarem ao terapeuta um conhecimento mais profundo do que se passa no íntimo de seus pacientes, pois são carregados de informação sobre a vida destes e concomitantemente oferecem ao analisando um conhecimento maior de si mesmo.

É importante ressaltar o quanto é desafiador o estudo e análise dos sonhos, pois eles trazem ao indivíduo forte influência em sua psique, podendo em alguns casos, alterar significativamente seu comportamento.

Antigamente os povos primitivos acreditavam que os sonhos teriam um conteúdo adivinhatório, que os sonhos traziam mensagens e revelações de deuses e demônios e sendo assim, fariam vir à luz fatos que pudessem ocorrer no futuro. Era simplesmente uma forma de se obter uma interpretação e significação do que se sonhava, dando a eles um caráter de adivinhação. Não a respeito de quem sonhava, mas com conteúdo geral, entretanto, estando contido neles uma carga de acontecimentos relacionados com as instâncias divinas ou demoníacas, que tinham como objetivo desorientar a pessoa que sonhava.

Antes de Freud se dedicar a interpretação dos sonhos, estes eram vistos como indecifrável devido seu caráter divino ou demoníaco que lhe atribuíam. É através dos sonhos que podemos nos encontrar com nosso eu verdadeiro, pois são através das imagens de nossa vida onírica que entramos em contato com aquilo que realmente somos ou queremos, mas que por diversos motivos acabamos escondendo de nós mesmos. Para Freud não existe nos sonhos algo que lhe dê simbolismo dedutivo e que possa assim prever o futuro e também não há nos sonhos os sentimentos morais, por isso da importância de se interpretar os sonhos na terapia, pois eles são carregados de emoções e sentimentos de nosso verdadeiro eu.

Os Sonhos

Sem dúvidas podemos dizer que o marco da grande história de Sigmund Freud foi “A Interpretação dos Sonhos”, obra na qual antes não tinha grande importância para a ciência, e que logo após tal publicação ganhou de fato seu devido valor. Através destes estudos, foi possível trazer ao consciente os conteúdos inconscientes, na qual tal processo, o fenômeno sonhar, traz o inconsciente de uma forma tão reveladora e acessível para estudo. “Temos que concordar com Freud de que, os sonhos é o caminho para uma estrada que leva aos recessos inconscientes e obscuros da mente”. O sonho é um fenômeno regressivo; no qual nos devolve aos estados primitivos da infância.
O sonho, no entanto é decorrência de fatores diários psíquicos e do sono; portanto julgamos necessário expor o processo do sono, para depois centrarmos nossa atenção nos sonhos, que como expôs Freud, são os guardiões do sono.

“Os desejos que provocam os sonhos não são; freqüentemente; desejos aceitos pelo consciente; ao contrário, são desejos que ele combate, reprime e censura. Por conseguinte, o retorno desses desejos recalcados, embora seja uma causa de desprazer para a parte superior. Esquecemo-nos freqüentemente que o homem é um ser duplo, disputado por tendências de sentido contrário. A censura reage pela angústia quando ela não pode dominar o desejo animalesco que sobe das profundezas do inconsciente. (ESTEVAM, 1995, p. 61-62.)”




Fonte: http://artigos.psicologado.com/abordagens/psicanalise/os-sonhos-como-manifestacao-de-desejos-inconscientes#ixzz2FW32PeJi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.