terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O QUE É A FENOMENOLOGIA?


Origina-se do grego, composta por duas partes:

FENÔMENO: Aquilo que se mostra, que aparece a nós. Aparece a nós primeiramente pelos sentidos.
LOGIA: Capacidade de Refletir, um discurso esclarecedor

A Fenomenologia nasceu na segunda metade do século XIX, a partir das análises de Franz Brentano sobre a intencionalidade da consciência humana, trata de descrever, compreender e interpretar os fenômenos que se apresentam à percepção.

Edmund Husserl (1859-1938) - filósofo, matemático e lógico – é o fundador da Fenomenologia como método de investigação filosófica e estabeleceu os principais conceitos e métodos que seriam amplamente usados pelos filósofos desta tradição.



A fenomenologia é uma atitude de reflexão do fenômeno que se mostra para nós, na relação que estabelecemos com os outros, no mundo. É, de fato, uma investigação que busca a essência inerente da aparência.

O objeto de seu estudo é o próprio fenômeno, isto é, as coisas em si mesmas e não o que é dito sobre elas, assim sendo a investigação fenomenológica busca a consciência do sujeito através da expressão das suas experiências internas. A fenomenologia busca a interpretação do mundo através da consciência do sujeito formulada com base em suas experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.