quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

MALENA - O FILME



          Por esses dias assisti a esse filme na faculdade e achei a história muito divertida apesar de perceber ser um filme antigo, ele traz uma história muito interessante sobre sexualidade na adolescência  perdas, aceitação em sociedade, família, costumes, valores dentre outros. É um filme muito rico em detalhes e vale a pena assistir e debater em grupo. 


SINOPSE
Em 1941, Renato tinha apenas 13 anos, e o mundo inteiro estava em guerra.  Nada de novo acontecia em sua pacata vila de Castelcuto, na Sicília, até o dia em que ele conheceu alguém que mudaria sua vida para sempre: Malena, uma linda mulher recém chegada à cidade.
A bela mulher se transforma em uma obsessão para o garoto e, por causa dela, Renato enfrenta perigos, rouba uma calcinha dela de uma lavanderia, começa a se masturbar incessantemente e a preocupar sua conservadora família católica.
Malena torna-se logo o objeto das fantasias sexuais dos homens e passa a ser odiada pelas mulheres da vila.  Toda vez que ela passa pela praça central, todos os olhares se voltam para ela.
Quando recebe a notícia de que seu marido, um soldado que lutava no front, foi morto em combate e que seu pai foi vítima de um bombardeio aliado à Sicília, Malena toma consciência de que não tem mais ninguém.  Sem ninguém para protegê-la, torna-se um alvo fácil na área sexual.  Quando o dentista Cusimano é apanhado espreitando sua casa, para ultraje de sua esposa, Malena tem que provar na justiça de que não é culpada de comportamento indecente.
Quando um comerciante lhe oferece açúcar, café e outros alimentos racionados em troca de favores sexuais, Malena percebe que a prostituição é o único caminho que pode garantir sua sobrevivência.  Mas ela não se prostitui com os homens da vila e sim com oficiais alemães que ocupam a região  (sugerindo que Mussolini prostituiu a Itália em favor da Alemanha nazista).
Quando o exército aliado liberta a Sicília, as mulheres da vila arrastam Malena até a praça, onde batem nela, cortam seu cabelo e a expulsam.  Com o passar do tempo, as pessoas tentam apagar ou esquecer seus papeis durante a guerra numa tentativa de reescreverem sua história.  Quando Malena retorna a Castelcuto, torna-se uma constante lembrança física do passado.



"Malena" é um excelente filme sobre o despertar sexual de um jovem adolescente, na Sicília da 2ª Guerra Mundial, e sua obsessão e fantasia por uma sensual mulher, cujo marido fora enviado para os campos de batalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.